Piscina em dia de verão. Como realizar a limpeza corretamente?

By on outubro 21, 2013

piscina04
Não basta apenas limpar a sujeira na superfície da piscina para que ela esteja totalmente limpa e higienizada. Além da aplicação do cloro, alguns procedimentos como a limpeza do deck, do skimmer e do revestimento são necessários.

Para conseguir aproveitar ao máximo a piscina, é necessário tomar alguns cuidados com sua limpeza e higienização. Com algumas ferramentas e orientações de profissionais, o próprio proprietário consegue realizar o serviço.

Segue algumas dicas:

Manter a piscina limpa não é apenas limpar a sujeira contida em sua superfície como muitas pessoas fazem. Além de deixar mau cheiro e uma aparência desagradável, a limpeza mal feita favorece a formação de algas e o surgimento de bactérias e outros microorganismos nocivos à saúde.

Confira o passo a passo de como limpar a piscina

O primeiro passo é limpar o terreno externo ao redor da piscina. A limpeza de toda sujeira deve ser realizada no sentido contrário à piscina. Para cada tipo de ambiente externo principalmente os decks de madeiras que sofrem muito desgaste com o calor e a chuva, existe um produto específico.

Dentro da piscina

Toda piscina geralmente possui um skimmer ou escumador. Trata-se de um acessório que permite eliminar toda a sujeira superficial pendente na água, como folhas, oleosidade de bronzeadores e secreções. O skimmer é instalado diretamente no sistema de aspiração e tem também o papel de controle do nível da água, que evita transbordamento. A higienização deste aparelho deve ser feita manualmente esvaziando seu depósito para que o dreno da água para o filtro não seja prejudicado. É recomendável que essa limpeza seja feita em um curto espaço de tempo para que haja menos entulho acumulado.

Após limpar o skimmer, a próxima etapa a ser realizada é a limpeza da superfície. Com uma rede, deve-se retirar os resíduos maiores como folhas, insetos, galhos.

Limpeza das bordas

Um dos últimos processos a ser realizado é a limpeza da borda da piscina para eliminar principalmente a formação de algas e manchas. Cada borda é composta por um material, portanto para as piscinas de concreto armado, o mais indicado é utilizar escovas mais duras, já para as piscinas de fibras de vidro e com revestimentos emborrachados, escovas com cerdas mais macias. Jamais deve-se utilizar palhas de aço e escovas metálicas em azulejos, pois podem arranhar e danificar o revestimento.

Finalização

Por fim, deve-se aspirar toda sujeira restante. Para isso, deve-se conectar a ferramenta de sucção, o skimmer ou qualquer outra abertura, à mangueira do aspirador. Normalmente as piscinas possuem mais de uma ferramenta de sucção e durante este processo apenas a que vai aspirar deve estar acionada, todas as demais devem ser tampadas ou desativadas. A mangueira deve estar totalmente submersa antes de ser conectada à abertura. A partir daí, basta aspirar toda sujeira, como se estivesse utilizando um aspirador de pó. Após o término da operação, é necessário limpar a mangueira, já que toda sujeira fica acumulada dentro dela.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *