Cinco dicas para cuidar do seu jardim na primavera

By on outubro 18, 2013

jardim

A primavera já chegou e a temporada pede cuidados especiais com os jardins, pois as plantas sofrem com a mudança climática. Esse é o momento certo para você usar seus equipamentos de jardinagem e conseguir um espaço verde saudável. No entanto, a atividade requer cuidados, como o preparo do gramado, dos canteiros e das áreas verdes da sua casa.

Antes de iniciar qualquer atividade no jardim é importante identificar quais são as melhores opções de equipamentos, sempre levando em consideração produtividade, ergonomia e potência. Existem modelos disponíveis para cada tipo de trabalho.

1- Limpar, soprar e rastelar

O primeiro passo é limpar todos os restos de folhas, galhos, pinhas e outros detritos que caem e são deixados pelas outras estações, para dar aos gramados e aos canteiros uma chance de respirarem. A folha ocasional não constitui um perigo, mas pilhas ou camadas de folhas podem prejudicar a aeração da grama ou até fazê-la se decompor. Use um soprador de folhas para isso.

2- Limpar as ervas daninhas e arejar o solo

Livre-se de todas as ervas daninhas o mais cedo possível, antes que o sol acelere o crescimento delas. Também não se esqueça de cortar as folhas secas, as gramas altas e fique atento para não prejudicar os caules das plantas, pois isso pode danificar as raízes.

Não deixe também de descompactar o solo, isso faz com que o oxigênio atinja as raízes das plantas e, ao mesmo tempo, dê uma melhor aparência ao canteiro.

3- Podar as árvores

Se você tem árvores frutíferas, lembre-se que elas necessitam de podas, assim ficarão mais saudáveis para acolher os frutos. Uma árvore frutífera é podada em cinco etapas:

1. Retire os ramos mortos (às vezes isso pode ser a única coisa que você tem de fazer);
2. Remova os ramos do cruzamento, ou seja, os galhos que encostam uns nos outros;
3. Remova caules e ramos que apontam para cima em linha reta;
4. Remova todos os ramos apontando para dentro, para o tronco da árvore;
5. Se necessário, deixe a árvore menos espessa.

4- Aparar as cercas-vivas

A melhor maneira de se obter uma boa cobertura para as cercas vivas começa com os podadores. A vegetação, que torna a paisagem mais harmoniosa, deve ser cortada durante o início da primavera.

5- Cortar o gramado

O gramado precisa de tempo para se recuperar após as outras estações. Lembre-se de não cortar a grama muito curta nas primeiras vezes. Com uma altura de 5 a 9 cm, você terá um gramado padrão e com uma bonita aparência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *