Aprenda a cuidar do seu jardim

By on janeiro 17, 2013

aprenda-a-cuidar-do-seu-jardim

Algumas pessoas possuem jardim em casa, mas não sabem cuidar. Outras têm vontade de começar a cultivar flores e plantas, mas ficam em dúvida sobre quais ferramentas e produtos são necessários para plantar, adubar, cortar, enfim, cuidar de um jardim.

Pequenas ferramentas manuais são ideais para o cuidado regular do solo e de todo o jardim. Ao efetuar a manutenção de árvores e arbustos, por exemplo, corte os ramos menores com a tesoura de jardinagem, ela pode ser utilizada para o corte preciso de flores, ramos e hastes. Saiba que não é difícil e tão pouco requer um especialista para fazer esse trabalho. Utilizando as ferramentas certas fica mais fácil e prazerosa a tarefa de cuidar da área verde.

1/6

1/6

Um dos equipamentos que não pode faltar é a pá pequena e larga. Ela é usada para tirar ou colocar terra e adubo no canteiro ou no terraço. Há opções de diferentes materiais, como fibra de vidro, leves e fáceis de limpar, e de alumínio, entre outros.

2/6

2/6

O garfo largo, que pode ser chamado, ainda, de sacho ou cultivador. Ele serve para o preparo do solo e para a retirada das ervas daninhas que eventualmente surgem no entorno das plantas e flores. Para esta ferramenta há opções de fibra de vidro, resistentes às intempéries, e de alumínio, também leves.

3/6

3/6

Para os trabalhos que exigem mais força, como romper superfícies, e para retirar as ervas daninhas pela raiz, o ideal é usar a enxadinha.

4/6

4/6

Quem quer cuidar bem do jardim precisa ter, ainda, um transplantador. O equipamento se assemelha à pá, mas é mais estreito e possui marcação de profundidade. Isso porque, usado para retirar a terra na hora de acomodar a planta em um solo novo, é preciso saber a altura do buraco, a fim de permitir o crescimento da raiz no ritmo de cada vegetal. Em geral, a profundidade ideal para o plantio vem indica na embalagem da semente ou da muda.

5/6

5/6

A tesoura para colheita e poda completa o kit básico de jardinagem. Cada flor ou árvore tem seu período de poda, trabalho em que são retirados galhos e folhas mais antigos, a fim de deixar a planta usar sua energia na constituição de novas partes. Para a colheita, no caso de flores ou árvores frutíferas, a tesoura serve não só para cortar a ligação com o tronco, mas fazê-lo de forma delicada e sem danificar a estrutura do vegetal. Há diversos tipos de tesoura, com usos específicos para diferentes tamanhos de caules e também para necessidades dos diversos usuários.

6/6

6/6

Para ampliar sua linha de ferramentas, dependendo do que você cultiva no jardim ou no apartamento, pode adquirir um arco de serra, para galhos mais grossos; um serrote de poda, para os caules médios e grandes das árvores; pás maiores, para plantas cortar raízes e transplantar plantas e mudas de espécies de maior porte; entre outros itens.

Equipado com essas ferramentas, você já pode começar a cuidar do seu jardim para deixá-lo como sempre quis.

Sentir que a nossa casa está cheia de vida é agradável e maravilhoso, mas para essa sensação de bem-estar ser completa é necessário estar com a casa dos seus sonhos. Saiba mais: www.goncalvesimoveis.com.br

2 Comments

  1. Pingback: Atraia o canto dos pássaros para sua varanda - Gonçalves Imóveis e Condomínios

  2. Pingback: Plante agora para colher na primavera - Gonçalves Imóveis e Condomínios

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *