As cores que dão vida ao lar

By on outubro 4, 2013

Sol de Verão - sala 1

A percepção das cores sempre fascinou mentes brilhantes. Um escritor como o alemão Goethe dizia que as cores são “ações e paixões da luz”, enquanto que um pintor como o russo Wassily Kandinsky achava que elas permitiam “a evocação das emoções em uma linguagem universal”.

Seja como for, o fato é que as cores definem a relação das pessoas com seu ambiente, seja a casa, o trabalho ou os locais de entretenimento. E a nossa casa merece ser tratada de maneira especial, pois, dependendo da forma como ela é pintada, iremos nos sentir num espaço moderno, prazeroso e aconchegante.

Vai algumas dicas para tornar o seu lar mais agradável, de acordo com suas necessidades. As cores claras, por exemplo, dão a sensação de espaço ampliado, enquanto que as escuras aproximam e trazem aconchego. “As cores frias, como azul, violeta e verde, também ampliam o ambiente e são aconselháveis para aqueles que desejam passar uma sensação de dimensão”, diz o arquiteto.

Para quem quer ‘alongar’ um ambiente, aplique duas cores na mesma parede, com a divisa à meia altura. A parte inferior deve ser pintada com cores mais escuras e a parte superior com tons leves. Já para ‘encurtar’ o espaço, devem ser usadas cores mais claras na parte inferior e tons escuros na parte superior. E, para quem quer deixar a casa um pouco mais luminosa, o especialista aconselha abusar do branco, que reflete a luz e passa a impressão de amplitude. O amarelo também é indicado e cria um ambiente com energia e potencializa a luz natural (Sol de Verão, Vanila ou Canário da Futura Tintas são tintas recomendadas). O verde em tons mais claros pode ser aplicado para atenuar o escuro, criando espaços mais acolhedores e alegrando espaços pequenos como é o caso das tintas Verde Piscina, Verde Kiwi, Menta e Verde Primavera.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *