Howard Carter: tumba de Tutankhamon

By on fevereiro 1, 2013

Faraó-Tutankhamon-6

Fantástica descoberta é considerada um marco na arqueologia e na egiptologia

Faraó-Tutankhamon-7 Você já ouviu falar na tumba do faraó Tutankhamon? Essa grande descoberta aconteceu em 1922, no Vale dos Reis, localizado no Egito, pelo arqueólogo e egiptólogo inglês, Howard Carter. No túmulo foram encontradas muitas joias, armas, roupas, esculturas, brinquedos, coleção de vasos, carruagens, um manequim em tamanho real com a face do próprio faraó, entre outros objetos valiosos. Além disso, Carter achou a casa mortuária e a múmia de Tutankhamon dentro de um sarcófago de ouro maciço. Mas ainda não acabou. A máscara funerária de ouro do jovem faraó também foi encontrada e tornou-se o tesouro mais famoso do Egito. Foram encontrados mais de 5 mil peças, as quais levaram dez anos para serem catalogadas. Grande parte, dessas relíquias, está em exposição no Museu Egípcio, no Cairo.
Faraó-Tutankhamon-1 É importante mencionar que a maioria das tumbas foram violadas e saqueadas na antiguidade, mas essa foi achada intacta, ou seja, não foi violada e os artefatos preciosos estavam em excelente estado de preservação, assim como o sarcófago e a múmia. Graças a esse fabuloso descobrimento, foi possível estudar mais profundamente sobre a vida dos faraós e do povo egípcio.

Howard-Carter O grande descobridor, Howard Carter, nasceu no dia 09 de maio de 1874, em Kensington, na Inglaterra e faleceu no dia 2 de março de 1939. Conhecedor de vários dialetos árabes, sua primeira missão foi em Bani Hassan, onde foi encarregado de gravar e copiar as cenas as quais estavam nas paredes dos túmulos dos príncipes do Egito. Ainda jovem, aos 27 anos, tornou-se inspetor-chefe dos monumentos do Alto Egito e Núbia. A tumba de Tutankhamon foi a principal descoberta do arqueólogo, mas vale ressaltar que ele também descobriu a tumba de Amen-hotep III e de Tutmés IV. No dia 9 de maio de 2012, fez 138 anos que Howard nasceu e o Google, famoso buscador, o homenageou, pois colocou uma imagem que tinha o arqueólogo e peças egípcias antigas (resultado de seu trabalho) no logotipo da  empresa, conhecido como doodle.

Fonte: O Mundo da Lua

2 Comments

  1. natállya

    abril 4, 2013 at 4:31 pm

    achei interessante, pois carter foi tão corajoso em abrir o tumulo de tutankamon sabendo que existia a possibilidade de realmente ser verdade a maldição de Tutankâmon…

  2. Agatha

    abril 4, 2013 at 4:35 pm

    realmente carter foi corajoso pois dedicou a sua vida em busca desse tumulo, mais pelo menos conseguiu o que queria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *